Pular para o conteúdo principal

In Paris, dreams come true at midnight.

 Em uma tarde ensolarada um grupo de garotas ria alto em Versalhes. Saindo do palácio, dois pares de moças. Uma morena de cabelos escuros, outra loira de pele pálida, uma falsa-ruiva com decote e Rosana. A única que não falava francês, a única que apreciava a frança. Deslumbrada com o ouro do palácio, seus olhos brilhavam. Ficou sozinha por lá, passeando pelo jardim, esperando pelo garoto charmoso que deveria abordá-la com um livro embaixo do braço. E apareceu o encantador francês com olhos de Chico Buarque. Só que ele não veio falar com ela. Somente a encarou e virou-se de costas. 
 Ela vai até ele, com um sorriso pintado de rosa. 
 - Parlez vous Anglais?
 - Pas.
 - Portugais?
 - Oui. 
 - Prazer, Rosana.
 Como poderia ele falar que seguira ela e as amigas até o castelo somente para esperar uma oportunidade de chamar para um café? Era o sonho da garota. Que suspirava e falava enquanto o rapaz somente a seguia com um sorriso e olhar calmos. Ela falava sobre Van Gogh e ele se decorria sobre Michelangelo. Ela sobre Tostói, ele sobre Vitor Hugo, afinal um pouco de protecionismo nunca machucava. Um dia ela conta sobre um namorado que deixou no seu país natal. Um moreno que gostava de surfar e filmes de terror. Ele pergunta se é verdade sobre as pessoas raptadas que tinham órgãos extraídos e ela pergunta se é verdade que franceses não tomam banho. Decidem passar em Barcelona para aproveitar o verão. 
 Brasileira estereotipada, marca de biquíni, desfilando ao sol forte do meio-dia. Dançava e ria, sempre na companhia do garoto pálido de camiseta e chapéu, chamada por vários dançava apenas com ele. Sempre juntos, ela rindo e ele sério. Uma vez perguntou o porquê de tão sério, ele falava que a impassibilidade é mais simples.
 - Para um francês você é muito realista.
 - Romance é para os livros. 
 Com essa resposta ela suspirava, beijava-o e fechava os olhos, sorrindo e aceitando a derrota. Passaram o mês de férias dela nesse paraíso entre quitutes, conversas e olhares. Pensava em chamá-lo para o seu país tropical, mas sabia que ele não gostava tanto assim de praias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque vamos terminar a garrafa - Pillow Talk.

 - E se terminarmos? Você sabe que tem chance, uns oitenta e oito por cento, eu diria. Digo, eu provavelmente não sou o grande amor da sua vida.  - Então porque estamos juntos? Se tem tanta chance de terminarmos.  - Porque, nesse momento, agora, você é o amor da minha vida. Prefiro viver o presente, não gosto de "e se".

A rosa desabrochada

Apesar de tudo. De todas as mudanças de todos os sutiãs queimados; as mulheres permanecem com a mesma função. Manter um lar. Sorrir quando tudo estiver caindo, engolir as lágrimas e sorrir. Oferecer os ombros para carregar o peso que os homens em toda sua masculinidade e orgulho, se recusam a admitir que não agüentam. Será assim até o fim dos tempos. Os homens lutarão, se armarão, porém as mulheres os manterão. Mesmo que não os homens, mesmo que amem outro, elas continuarão lá. Com ou sem roupas intimas.