Pular para o conteúdo principal

Sob as estantes empoeiradas - o final do conto da contadora.

 A cidade se transformou. Sebos viraram livrarias com desculpas de não serem tecnológicas. Velho Beto morreu, Betinho assumiu o lugar e manteve o último sebo de verdade da cidade. Se descer pela Rua Riachuelo e entrar na Treze de Maio, vai ter em um muquifo uma portinhola escondida, entre lá (menos se tiver rinite) e respire fundo o perfume de mofo e luzes quentes. Tem uma senhorinha sentada, triste e minguada, lendo em voz alta pra quem quiser ouvir, um garoto bonito e triste atendendo. Cazuza no fundo durante as manhãs, Milton Nascimento durante o almoço e músicas aleatórias durante a tarde. 
 Dona Ivone nem Betinho sabia mais quem era, aquela mulher que já foi tão característica quanto os pombos da rua XV virou um fantasma melancólico. Ninguém mais procurava por Érico Veríssimo, ou as crônicas de Machado de Assis. Bukowski era prioridade em relação Leminski. O mundo mudou e o Sebo Edificações não. 
 Todo ano, dia doze de abril, certos filhos acompanhavam seus pais para o velório de seu Beto. Cada ano ia menos gente, uns morriam, outros iam embora. Só Dona Ivone que sempre estava lá. Betinho jurou que quando Dona Ivone morrer, abre um boteco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque vamos terminar a garrafa - Pillow Talk.

 - E se terminarmos? Você sabe que tem chance, uns oitenta e oito por cento, eu diria. Digo, eu provavelmente não sou o grande amor da sua vida.  - Então porque estamos juntos? Se tem tanta chance de terminarmos.  - Porque, nesse momento, agora, você é o amor da minha vida. Prefiro viver o presente, não gosto de "e se".

A rosa desabrochada

Apesar de tudo. De todas as mudanças de todos os sutiãs queimados; as mulheres permanecem com a mesma função. Manter um lar. Sorrir quando tudo estiver caindo, engolir as lágrimas e sorrir. Oferecer os ombros para carregar o peso que os homens em toda sua masculinidade e orgulho, se recusam a admitir que não agüentam. Será assim até o fim dos tempos. Os homens lutarão, se armarão, porém as mulheres os manterão. Mesmo que não os homens, mesmo que amem outro, elas continuarão lá. Com ou sem roupas intimas.