Pular para o conteúdo principal

Passarinho sozinho não faz verão.

 Cambaleava assustado impregnado com o cheiro amargo do aguardente, demorou até me ver sentada no sofá, quieta. 
 - Quié mulher?
 - Nada, tem janta no forno.
 Nenhum problema que em duas horas seria o horário do café-da-manhã. Aprendi a não questionar ele quando ele bebia, muito menos quando chegava junto com o sol nascendo; mas como a janela da sala ficava do outro lado, em casa só virava dia quando eu já tava no trabalho. Seria hora de começar a me arrumar, mas como é feriado não vou trabalhar hoje. 
 Ele entra abrupto, mastigando uma peça de carne assada, tava gritando mas nem devia perceber, pessoas perdem noção da vida junto da birita. 
 - Não vai trabalhar hoje?
 - É primeiro de maio.
 - Vai vagabundear hoje?
 Um tapa na cara é a resposta dele, então ele deita no sofá e dorme, só acordaria na hora do almoço, arrumo casa e faço as compras nesse meio tempo.
 - Desculpa, não chego mais desse jeito.
 - Não faça promessas que não pode cumprir ok? Tá ardendo demais o rosto?
 - Um pouco.
 - Que bom. 
 Podia ser malandro, mas era macho. Apanhava em silêncio.
 - A missa hoje é as quatro. Lilica vai com a gente.
 - Toninho também?
 - Aham.
 Lilica tinha três pares de chifre na testa, Toninho cinco. 
 Faço um peixe assado pro almoço, ele não toma a cerveja diária. Joga as garrafas fora, só fico olhando com o rabo do olho pra ver quando compraria mais.
 Ele passa o resto da tarde afinando a viola e treinando um pouco, tirou um cochilo, fez limonada pra mim, e me ajudou a colocar o colar de pérolas pra missa. Voltamos pra casa depois, eu e Lili conversamos na cozinha e ele e Toninho fizeram um chorinho, uma serenata bonita pra gente. Toninho pediu por cerveja, falei que não tinha, nem ele acreditava direito. E não continuou acreditando quando não tinha mais nos meses seguintes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque vamos terminar a garrafa - Pillow Talk.

 - E se terminarmos? Você sabe que tem chance, uns oitenta e oito por cento, eu diria. Digo, eu provavelmente não sou o grande amor da sua vida.  - Então porque estamos juntos? Se tem tanta chance de terminarmos.  - Porque, nesse momento, agora, você é o amor da minha vida. Prefiro viver o presente, não gosto de "e se".

A rosa desabrochada

Apesar de tudo. De todas as mudanças de todos os sutiãs queimados; as mulheres permanecem com a mesma função. Manter um lar. Sorrir quando tudo estiver caindo, engolir as lágrimas e sorrir. Oferecer os ombros para carregar o peso que os homens em toda sua masculinidade e orgulho, se recusam a admitir que não agüentam. Será assim até o fim dos tempos. Os homens lutarão, se armarão, porém as mulheres os manterão. Mesmo que não os homens, mesmo que amem outro, elas continuarão lá. Com ou sem roupas intimas.